• Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

Contactos

Morada

Rua Instituto dos Cegos de S Manuel 231

4050-308 Porto

Montessori cresce em Portugal, mas não da maneira que todos idealizamos.

April 29, 2019

 

Montessori em Portugal está a passar por uma crise que não conseguimos continuar a ignorar. Há relativamente pouco tempo, cinco anos no máximo, pouco era conhecido sobre o método Montessori em Portugal. Mesmo já tendo sido implementado há mais de 100 anos e até mesmo passado por Portugal, remiu-se do nosso conhecimento geral e ficou perdido na história.

 

 

Recentemente, estamos a testemunhar o renascimento da metodologia Montessori no nosso país. E este feito que nos gerou entusiasmo e esperança para a educação e desenvolvimento das nossas crianças está agora a gerar alguma preocupação e angústia. Conforme o interesse aumentou, a procura de informação e de recursos tem-se estendido profusamente: pais e profissionais que procuram escolas, formações, atividades e literatura.

 

Esta mesma demanda, contrastada com a escassez de recursos em português, tem levado ao uso abusivo da designação “Montessori” em materiais didáticos diversos, formações e atividades lúdicas. Para além disso, um número significativo de recursos ou projetos que estão a surgir não tem a devida formação, conhecimento ou respeito pela metodologia, de maneira a que consigam aplicá-la de forma correta e plena.

 

Montessori não é uma moda passageira, antes resulta do interesse legítimo por uma metodologia pedagógica verdadeiramente respeitadora do ritmo, do desenvolvimento e dos interesses da criança.

 


Enquanto APM, sentimos o dever de alertar que nem tudo o que se intitula como Montessori verdadeiramente o é. Estamos empenhados em fazer a curadoria do legado de Maria Montessori, para que consigamos proporcionar o ambiente de desenvolvimento adequado às nossas crianças.


 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Featured Posts

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Recent Posts

February 19, 2019

Please reload