Princípios Montessori

Autonomia e autoeducação

Um dos pilares do método Montessori é a autoeducação, segundo o qual cada a criança possui os ingredientes para construir o seu conhecimento e se tornar autónoma e crítica, desde que sejam providas dos estímulos adequados. Tornar a criança independente e capaz de fazer as coisas por si mesma.

Participação e responsabilidade

 

As necessidades e interesses únicos de desenvolvimento de cada criança são respeitados. Estes são atributos essenciais para que a criança possa exercer a sua autonomia e encontrar um equilíbrio interno.

Organização externa e interna

Maria Montessori acreditava que o ambiente deveria ser organizado de forma a facilitar o movimento da criança. Todos os recursos estão ao alcance da criança, que são incentivadas a devolver os objetos ao lugar de origem após terem terminado o exercício.

Períodos sensíveis

 

As crianças passam por períodos específicos do seu desenvolvimento, ao longo dos quais a criança fica mais sensível a determinado tipo de estímulo e menos sensível a outros. Mais apta e disposta a algumas formas de esforço e menos a outras.

O papel do adulto

 

As crianças são o centro do ambiente Montessori. O papel da(o) Guia é observar e orientar, tendo em atenção as mudanças de interesses, necessidades de desenvolvimento e emoções das crianças. 

Materiais Montessori

 

Os materiais Montessori foram projetadas para isolar e trabalhar uma habilidade ou conceito. Cada material tem um controlo visual do erro.

Liberdade e movimento

 

O ambiente deve ser pensado e organizado para que a criança descubra o seu ritmo intuitivamente.

Ciclo de trabalho ininterrupto

 

As crianças participam num ciclo de trabalho de três horas. Este período de aprendizagem oferece às crianças a oportunidade de escolher o seu material e progredir ao seu próprio ritmo.

Ambiente preparado

 

Um ambiente Montessori é um ambiente preparado, projetado para otimizar a aprendizagem. 

Normalização

 

A normalização descreve o processo no qual as crianças se concentram numa tarefa por um período de tempo. Um processo de desenvolvimento natural ou "normal" marcado por um amor ao trabalho/atividade, concentração, autodisciplina e alegria na realização das tarefas.  

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

E-mail: geral@montessoriportugal.pt

Telf: +351 913 203 311

Contactos

Morada

Rua Instituto dos Cegos de S Manuel 231

4050-308 Porto