• Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

Contactos

Morada

Rua Instituto dos Cegos de S Manuel 231

4050-308 Porto

Principios Montessori

A pedagogia Montessori de finais de século XIX está amplamente difundida por muitos países da Europa, Estados Unidos da América, bem como em outros continentes. O motivo que levou inúmeros profissionais da educação a incorporá-la como uma referência relaciona-se com o facto de sentirem que a pedagogia vai ao encontro da trajetória natural de desenvolvimento da criança, respeitando-a de forma a garantir os seus direitos fundamentais.

Qual o propósito da pedagogia Montessori e que respostas nos dá?

Alcançar e dominar as competências metodológicas

Alcançar e dominar as competências metodológicas. Numa sala Montessori trabalham-se todas as áreas com metodologias globais e analíticas. Sem perder de vista o contexto, as crianças trabalham e aprofundam analiticamente os conteúdos das matemáticas, línguas, conhecimento do meio, etc. Cada conteúdo é trabalhado mediante um ou vários processos que termina com uma evocação dos conhecimentos adquiridos, sejam conceitos ou procedimentos. Esta evocação é diferente em função da idade, mas pode consistir numa explicação a um companheiro, elaboração de um texto escrito, exposições ou provas de diferentes formatos. Esta variedade de formatos, permite consolidar as competências metodológicas. 

Please reload

Integrar as diferentes áreas do conhecimento

Integrar as diferentes áreas de conhecimento (competências metodológicas). O currículo Montessori desenvolve-se através de fios condutores muito claros que estão, por sua vez, entrelaçados entre si. Por exemplo, o trabalho sensorial de 0 a 6 anos tem, para além do objetivo concreto do desenvolvimento dos sentidos, propósitos indiretos que a criança recuperará no currículo das matemáticas. Todo o currículo cresce sobre si mesmo e as aprendizagens apoiam-se entre si.

Please reload

Atenção á diversidade

Atender à diversidade (competência metodológica). A abordagem científica de Maria Montessori, baseia-se na observação rigorosa da criança e do seu processo pessoal evolutivo. Permite oferecer a cada criança um percurso ajustado ao seu ritmo, estilo de aprendizagem e interesse no momento, ao mesmo tempo que, pela alternância de focos que propõe, convida a trabalhar com outros estilos, resultando disso, um desenvolvimento incomparável das estratégias de aprendizagem individuais.

Please reload

Favorecer a interação e desenvolvimento social

Favorecer a interação e o desenvolvimento social (competências comunicacionais). Montessori cria um ambiente educativo no qual o adulto, os alunos e os materiais de aprendizagem criam um clima de participação tão sistematizado, quanto espontâneo. O educador Montessori atua como Guia desse ambiente, mas é a comunidade que oferece aos seus indivíduos este ambiente acolhedor e estimulante, tanto a nível espiritual como material. Este novo papel do educador favorece enormemente a aprendizagem cooperativa entre as crianças, cujas competências sobre o trabalho de equipa e a interação mútua encontram um contexto e ambiente propícios.

Please reload

Em síntese, deve entender-se que a pedagogia Montessori contribui com conhecimentos sobre o desenvolvimento psicológico, emocional, afetivo, oferecendo informação concreta sobre que necessidades devem estar cobertas em cada faixa de desenvolvimento e como se manifestam na criança e adolescente, para poder afirmar que se produz um desenvolvimento saudável. As tendências humanas, os períodos sensíveis e os planos de desenvolvimento que Maria Montessori pôde observar com as crianças com as quais trabalhou, e que podem ver-se hoje numa sala Montessori, exemplificam temas como motivação, níveis de exigências e de concentração, interesses e formas de aprender, que fornecem ao guia Montessori a capacidade de orientar e reorientar a condução da aula e de todos os seus alunos.