• Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

Contactos

Morada

Rua Instituto dos Cegos de S Manuel 231

4050-308 Porto

Escolas Montessori

Para uma escola ser considerada Montessori deve seguir alguns critérios base. Não é linear o processo de conseguir uma escola Montessori, no entanto colocamos aqui alguns dos critérios a ter em atenção. Para obter informação mais detalhada sobre este assunto pode consultar o documento AMI criado para o efeito.

Os critérios-base a assegurar na abertura de uma escola Montessori:

Missão e Visão:

A missão e visão da escola é centrada na criança e guiada pela filosofia Montessori. A escola estabelece um programa de comunicação e de partilha da sua filosofia e da sua cultura que é transversal a toda a comunidade educativa: alunos/as, colaboradores/as, direção e famílias.

Currículo:

A escola implementa o currículo Montessori baseado em resultados claros e mensuráveis. Os/as alunos/as são implicados ativamente nos processos de aprendizagem, demonstram prazer na mesma e aplicam o seu conhecimento e competências em situações da vida real e exercendo a sua autonomia no espaço escolar.

 

 

 

 

Guias:

Deve existir um/a Guia certificado/a para a idade adequada por cada grupo de crianças;

 

Assistentes:

Deve existir um/a Assistente certificado/a por cada grupo de crianças, cujas funções são apoiar o/a Guia, na construção de materiais, supervisionar atividades, etc.

Ambiente preparado e Materiais:

Cada um dos ambientes preparados específicos para cada faixa etária está equipado com um conjunto completo dos materiais que compõem o currículo Montessori para essa faixa etária, completos, de qualidade e em bom estado de conservação.

 

 

 

 

Grupos de crianças:

Os grupos de crianças são organizados com idades heterogéneas, correspondentes a cada ciclo de desenvolvimento de 3 anos, devendo o número de crianças por grupo e o respetivo rácio adulto/criança ser o legalmente estabelecido pelas autoridades competentes.

 

 

 

 

Ciclos de trabalho:

Os horários e rotinas da escola são organizados para permitirem ciclos de trabalho ininterrupto de no mínimo 3 horas por dia, 5 dias por semana, ou mais, dependendo das idades das crianças.

Escolas em Portugal